Ações Complexas

VOAR - TEATRO DE BONECOS
Howcast


Entre os dias 19 e 23 de março de 2012, das 19 às 21h, com carga horária de 10 h, 20 vagas, a Cia  Voar - Teatro de Bonecos, ofereceu, como contrapartida ao FAC, a oficina de Confecção de Bonecos em Látex, ministrada por Marco Augusto.

Realizamos um howcast, ou seja um vídeo curto, on-line, mostrando como foi o processo, que contou com artistas, produtores e arte-educadores do Gama, Valparaíso e Brasília. 




...


AFAGO
Palestra, Teatro e Jogos

No dia 12 de julho o VRATIA realizou algumas ações voltadas ao ócio criativo em parceria com a Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade - AFAGO. Localizada na QI - Lotes 20/80, Setor Leste, atende atualmente 109 crianças em seus direitos fundamentais como alimentação, educação, cultura, esporte, lazer e cidadania.


Em nosso primeiro encontro com as crianças foi apresentada uma palestra para crianças sobre Empreendedorismo e Riqueza , ministrada por Walter Sarça, em seguida foi apresentado o espetáculo teatral infantil Assembléia na Carpintaria, pelas crianças da COOPERFÊNIX. Tivemos também muitos jogos e brincadeiras. Tivemos a participação e registro fotográfico de Karla Mariane, coordenadora do Tecendo Vídeos, e de Évenllyn Colaço que contribuíram para uma atmosfera lúdica e envolvente.


No segundo semestre de 2011, às terças e quintas, das 9:00hs às 11:00hs na AFAGO, estamos ensaiando com 25 crianças entre 06 e 12 anos a montagem do espetáculo infantil "Tudo o que Vive é Sagrado". Inspirado em obras de William Blake, o texto de Walter Sarça, é uma alegoria ecológica que envolve os antagonismos preservação X destruição e o matrimônio dos contrários. As crianças vivenciam um processo de alfabetização ecológica, teatro e cultura.

...


ELABORAÇÃO DE ROTEIRO 
Consultoria 

Em maio desenvolvemos com Cid Rauen a trasnformação do texto literário "Bola de Fogo" em roteiro cinematográfico. O texto foi inspirado em uma história que o Cid ouviu de seu avô Elíbio Rauen há anos atrás, e que, por tê-lo impressionado, em determinada altura foi escrito e depois representado teatralmente por ele.

Na transformação do texto literário "Bola de Fogo" em roteiro cinematográfico trabalhamos com: assunto, personagem, diálogo, finais e inicios, sequência, forma e sentido.


Ao pesquisarmos sobre o título do conto, verificamos que o mesmo tem relação com a "realidade" segundo depoimentos de pessoas que viram uma suposta bola de fogo em estados do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goías, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Rondônia, e também em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Alemanha e Israel entre outros, o que leva algumas pessoas a crer que tal não seja mera especulação.

Essa constatação torna mais interessante a confecção do roteiro, que para nós assumiu o caráter de realismo fantástico.

O processo, que equivale ao primeiro tratamento do roteiro, durou uma semana, mas sabemos que iremos retornar a ele em breve para outro ou outros tratamentos.

...

TEATRO DO OPRIMIDO 
Howcast

Entre janeiro e março de 2011 documentamos a Vivência Marias e Madalenas, com utilização da técnica Teatro-Fórum do método Teatro do Oprimido realizada com catadoras de materiais recicláveis que participam da CENTCOOP - Central de Cooperativas de Brasília. Os ensaios são realizados na Casa D'Italia (208 sul) e no Espaço Renato Russo (508 sul), sendo conduzida por Alessandra Vannucci, com data prevista de estréia no dia 10 de março de 2011 às 20h na Caixa Cultural.


Documentamos parte do processo no lixão da Estrutural e entrevistamos catadores e catadoras que trabalham no local há 8, 10, 15 anos. São pessoas que merecem, em todos os sentidos, o nosso respeito, primeiramente por sua ação social e depois por serem pessoas do bem, simples e humanitárias, que estão dispostas a dar o melhor de si para um mundo melhor.


Este vídeo é um resumo da dimensão arte-sociedade. Mostra a interconexão do fazer artístico com sua questão político-social. Acreditamos que a pobreza e a opressão sejam fatores principalmente internos, que impedem a divulgação de informações, criação de parcerias, de diversidade cultural e tolerância, entre outros elementos ligados á alfabetização ecológica. Por menor que seja o seu campo de abrangência, tal interconexão é importante podendo inclusive fazer a diferença.


Atitude! "Nós somos mais inteligentes do que eu".




3 comentários:

  1. Shout out to Tecendo Videos. I'm so glad that my book is helping you with your important work with young people. I don't speak Spanish, but keep me posted on your stuff. If I ever get to Brasil, I'll holla at you guys!

    ResponderExcluir
  2. ''eu quero ter outra vida, eu quero fazer coisas novas...''
    '' Daqui pra frente o mundo tem que ser mais colorido...''
    ''...eu acredito que se eu passar por aqui, minha vida vai mudar daqui pra frente...''

    Olá Karlinha, primeiramente digo que é sempre um prazer imenso prestigiar um trabalho tão maravilhoso. E eu não poderia de parabenizá-los.
    Os trechos que citei acima, são de algumas falas dessas mulheres-guerreiras, sinceramente, fiquei muito emocionada, e nesse mesmo instante estou a meditar o quanto a sociedade tem uma visão errônia sobre estas pessoas... Quantas vezes são discrimidas, isolados do convívio sendo suas vidas já tão sofridas? Motivos para não continuar seguindo suas estradas elas tem de sobra, mas a fé, a coragem e a garra delas são muito mais positivas que todos os motivos contrários. Ao vê-las falando com tanta fé e certeza desse mundo mais colorido, eu acredito que falta mais fé em mim, e percebo o quanto as vezes somos ingratos!
    Hoje eu dedicaria uma salva de palamas imensa, a pessoas tão simples e humanas como essas, e digo sem medo de errar que a lição que elas representaram aqui levarei por toda vida.

    Abraços, de sua leitora...

    Evelyn Collaço

    folhasdemeuoutono.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria! Escrevi uma reportagem recentemente sobre o teatro das catadores e filhos da Cooperfênix! É realmente uma história muito bonita! Quem quiser conferir a matéria: http://wp.me/p2gMLG-5N

    ResponderExcluir