OFICINA DE VÍDEO AMADOR INCENTIVA NOVOS MODOS DE VER

Está sendo realizada no Gama – DF a Oficina Tecendo Vídeos - Inclusão Audiovisual, um trabalho introdutório de elaboração de roteiro e produção de vídeo amador direcionada a crianças e jovens. Produzida pelo Vratia – Centro de Criação Cultural, é coordenada por Walter Sarça (produtor cultural, arte-educador e diretor) e Karla Mariane (produtora, editora e divulgadora). O projeto conta, nesta edição, com o patrocínio da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, com o apoio da Administração Regional do Gama, parceria do Centro de Ensino Fundamental 08, da Cia Lábios da Lua e de artistas e produtores locais. A oficina acontece as terças e quintas-feiras das 16HS às 18HS, no CEF 08 Gama e na Cia Lábios da Lua. Encerra com a 1ª Mostra Audiovisual Tecendo Vídeos, nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2010, respectivamente no SESC, na Cia Lábios da Lua e no Centro de Ensino Fundamental 08 Gama-DF.

Os participantes estão conhecendo técnicas básicas para análise de filme, elaboração e transformação de textos escritos em obra audiovisual, noções básicas de câmera e iluminação e produzirão um vídeo documentário de curta duração que será exibido ao público na 1ª Mostra Audiovisual Tecendo Vídeos.
O processo de produção audiovisual oferece aos jovens envolvidos no projeto auto-estima, capacidade de reflexão, pesquisa, noções de trabalho sócio-cultural em equipe, aprendizado de composição escrita crítica, habilidades de comunicação, exercita as relações interpessoais além de incentivar o interesse pelo cinema e pelas demais manifestações artísticas. Fortalecendo o processo de difusão cultural.

Propomos através do Tecendo Vídeos incentivar o diálogo sobre as diferentes experiências dos participantes, apresentar novos modos de ver e mostrar aquilo que muitos não vêem, ou lhes passa despercebido. A forma de produção tem relações com o fazer investigativo, sendo ao mesmo tempo uma expressão da sociedade e registro dos acontecimentos e idéias. Consideramos, por esse motivo, relevante criar processos onde crianças e jovens tenham a oportunidade não apenas de conhecer obras, mas de criar ferramentas para a realização das mesmas e, assim aprofundar o conhecimento sobre a existência e por conseqüência propor soluções para o melhor convívio entre os seres humanos.
#Vratia - Centro de Criação Cultural
...

IDÉIAS & DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES

O que significa para mim o tecendo vídeos
Meu nome é Neemias tenho uma historia de vida incrível. Fui abandonado com um ano e dois meses na rodoviária de Brasília. Fui pra um abrigo onde fui devolvido pra minha mãe biológica, mas ela me abandonou de novo onde fui pego por uma senhora deficiente física que por falta de condição me abandonou. Passei vários meses morando na rua, passei a usar drogas e roubar. Passei pelo CAJE. Fiz muitas coisas erradas!

No decorrer da vida percebi que a vida é dura só pra quem é mole; que a vida ajuda aqueles que correm atrás. Percebi que a vida tem um significado e que cada um de nós compõe sua própria historia. Então resolvi correr atrás e buscar um final feliz na minha vida. Correndo atrás do atraso, encontrei na música a saída do mau caminho, passei a descobrir os segredos da vida e hoje estou vivendo um novo tempo, uma nova fase.

A oficina Tecendo Vídeos veio como uma oportunidade pra mim. A oportunidade de fazer novas amizades, de conhecer algo novo e de poder fazer a diferença e poder mostrar meu trabalho. Na verdade eu nem ia fazer a oficina. Eu fui com um colega que foi fazer a oficina e chegando lá eu fiquei na aula por que tinha vaga e como não tinha nada pra fazer naquele dia eu fiquei, mais eu disse pro meu colega "só vou vir hoje" mas no decorrer da aula comecei a gostar e fui mostrando minhas idéias.Eu gosto da oficina. Tenho dado idéias para os documentários onde todos têm apoiado. Estou muito feliz e vou dar o meu melhor e juntos vamos fazer um filme bacana.
#Neemias - 17 anos. Gama Leste.
...

O que significa para mim o tecendo vídeos
Tecendo vídeo pra mim é uma forma de se aprender mais sobre teatro, vídeo, músicas, fotografias etc. Quem sabe no futuro possa até trabalhar com uma destas expressões.

Desde que comecei a oficina meus conhecimentos se aumentaram. Muita coisa sobre filmes que eu não sabia estou aprendendo agora através do Tecendo Vídeos. Antes eu pegava uma câmera e filmava de qualquer jeito, hoje sei filmar melhor, não digo que sei filmar direito já, por que ainda tem muita coisa pra aprender no curso. Tirar uma foto sem sair estranha hoje eu sei, antes tirava e saía embaçada, torta.

Agradeço ao professor Walter Sarça pela oportunidade de estar oferecendo a oficina, sempre que precisar pode contar comigo.

Isso é o que tem significado o Tecendo Vídeo pra mim.
#Helio Feitoza da Silva - 18 anos. Gama Sul.
...

O que significa para mim o tecendo vídeos

A vida é feita de sonhos, ilusões, oportunidades e da mais pura realidade. Muitas vezes as oportunidades são jogadas fora, os sonhos são desfeitos, as ilusões fogem do percurso e a realidade escancara os olhos, os deixando perder totalmente.

O projeto tecendo vídeos, pra mim, é uma oportunidade que faz acreditar em um sonho possível. O fato de aprender cada vez mais, seja com erros ou acertos, me mostra como a vida é longa e interessante, se você aproveitar cada minuto.

Com todas as aulas, filmagens, noções, podemos aprender a tecer, não só um vídeo, mas tambem aprendemos a tecer metas e puxar o fio da dinâmica e organização.
#Maria Luiza Vietes, 12 anos. Setor Leste.
...
O que significa para mim o tecendo vídeos

Decidi que iria participar desse curso meio que sem entusiasmo e sem saber o que eu iria fazer realmente, mas logo na primeira aula fiquei fascinada pela idéia de fazer um filme e conhecer um pouco sobre a arte de construir passo a passo a magia que é um filme.
Mesmo sem saber exatamente qual a profissão irei seguir no futuro, com esse curso percebi que me identifico com essa área que lida com a arte e com a mágica de transformar os sonhos em realidade. Estou aproveitando ao máximo tudo o que me é dado ao longo do curso, pois sei que cada detalhe será importante pra mim no futuro. E espero que o resultado de tudo isso seja o melhor possível.
#Nathalia, 15 anos. Setor Leste.
...

Como fazer um filme sem dinheiro

Em primeiro lugar, tem que correr atrás. Pesquisar sobre filmes, ver vídeos, curtas-metragens, tudo relacionado a filmes. Fazer um bom roteiro, arrumar uma câmera ou um celular que filma, porque o que conta mais é a historia. Muitas vezes quando as pessoas tão assistindo, se a historia for boa mesmo, nem prestam atenção se a imagem não é perfeita. Quem ta assistindo se envolve na historia.

Se possível também, correr atrás de uns patrocínios, de alguém que esteja disposto a ajudar, fazer textos, dar idéias, ajudar. Depois do filme já editado, arrumar uma boa forma de divulgar, aproveitar toda oportunidade para divulgar.
#hélio feitoza da silva, 18 anos. Setor Sul, Gama.
...
Como fazer um filme sem dinheiro ?

Primeiramente é preciso verificar os recursos disponíveis, como: Câmera digital ou filmadora, computador com internet em casa ou na casa de um amigo, pen drive, programas de edição. Depois de conferir os recursos, convide um amigo ou dois que possam lhe ajudar na captação das imagens com a sua câmera digital ou filmadora. Ao terminar as filmagens, começa a edição. Vá até o computador, próprio ou de um amigo, se você tiver algum programa de edição de vídeos no seu pendrive, melhor ainda, mais um tempo ganho, se não tiver entre na internet e procure algum site que forneça programas para edição de vídeos. Exemplo: Sony Vegas, Sony Sound Forge, Adobe Premiere, Etc.

Instale o programa e edite o seu vídeo conforme o seu gosto, ou se possível chame um amigo para dar opiniões. Terminado a edição, salve em arquivo em que a Web aceite bem, como por exemplo: AVI, MPEG, MP4 Etc. E aí é só começar a divulgar e a propagar do seu vídeo para que todos vejam o seu belo trabalho.
#Marcelo Alves Lima - 18 anos. Setor sul.

...

Story Line

No vídeo eu quero falar sobre todos os tipos de teatro, desde os teatros de ruas até o profissional. Quero mostrar também a vida de quem vive de teatro. As pessoas que não tem conhecimento dessa arte. E nesse foco vão estar pessoas que encenam no dia a dia sem ao menos perceber.

No filme quero entrevistar de pessoas que vivem de teatro. Fotos da produção de um espetáculo. E entrevistas de pessoas que não tem conhecimentos desta área. Pessoas que tem o sonho de fazer teatro, de conhecê-lo.
Entrevistas de pessoas contando sua historia de vida. E acredito que isso pode enriquecer nosso filme.

Outras idéias chegam no decorrer da oficina do curso.
#Ana Paula Araujo Ribeiro - 14 anos. Novo Gama.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário